A Articulação Temporomandibular, conhecida como ATM, é uma articulação localizada próxima ao ouvido, cuja funcionamento acontece principalmente na hora de abrir e fechar a boca. Quando há algum tipo de mau funcionamento na ATM, o paciente pode sofrer com a dor orofacial, que está associada à Disfunção da Articulação Temporomandibular – DTM.
Os principais sintomas de quem sofre com a DTM são: estalos ou crepitações durante a fala ou mastigação, dores na região da cabeça e pescoço, zumbido no ouvido, dificuldade para abrir ou fechar a boca e até mesmo o mandíbula travada.
Estes problemas afetam a qualidade de vida do paciente, pois trazem muitos transtornos uma vez que a dor varia de pessoa para pessoa e se manifesta de maneiras diferentes, podendo durar de segundos à meses.
Dor orofacial e a Disfunção na Articulação Temporomandibular
Embora a origem da DTM ainda não tenha sido definida, acredita-se que fatores locais possam causá-la, como hábitos parafuncionais, stress e condições hereditárias, como a anatomia estrutural do indivíduo e suas condições genéticas. A causa mais comum da DTM é muscular, representando 60% dos casos, que ocorre devido à problemas nos músculos utilizados na mastigação, mas também há 20% de casos devido fatores articulares e 20% combinando a forma muscular associada ao comprometimento articular.
Esta disfunção, além dos sintomas já citados, também pode causar: dor de cabeça parecida com enxaqueca, deslocamento da mandíbula, inchaço no rosto e mudança na forma em que os dentes de cima se encaixam com os de baixo.
Tratamento para Disfunção na ATM
Para diagnosticar a DTM, o dentista deverá fazer uma avaliação completa, utilizando radiografia panorâmica para analisar a situação da ATM.
Alguns músculos e tecidos do pescoço e da cabeça também podem ser examinados a fim de encontrar possíveis inflamações.
Os tratamentos para a Disfunção da Articulação Temporomandibular e seus sintomas, variam de paciente para paciente, dependendo do caso de cada um. A Ortodontia possibilita diversos recursos para o tratamento deste problema, desde o tratamento ortodôntico, cirurgias buco-maxilares e até mesmo à aplicação da Toxina Botulínica, conhecida como Botox®.
Tratamento para Disfunção na ATM com Botox ®
Não só para o tratamento da DTM, o Botox® também pode ser utilizado em casos de bruxismo, apertamento dental, dor orofacial e dores na ATM. O Botox® funciona como um bloqueador dos neurotransmissores que mandam mensagens do cérebro para os músculos e vice-versa, pois quando essas mensagens de movimentação do músculo não chegam até ele, faz com que haja um relaxamento dos tecidos e assim, os problemas relacionados à tensão muscular são aliviados e em alguns casos, uma cirurgia pode ser evitada.
Vale lembrar que o tratamento para DTM nem sempre pode ser feito com Botox®, pois depende de quais os fatores que causaram a disfunção e suas complicações, portanto, a avaliação do ortodontista é muito importante.